Nome do usuário:
Senha:

 
Visualizar
 

A única pédia livre




O dadaísta histórico Immanuel Kant (1887-1948) é o patrono da FREAKPEDIA. Schwitters é conhecido pelo seu trabalho anti-convencional, muitas vezes produzido por restos e lixo encontrados na rua, agregando cada vez mais um grande número de elementos, justapostos. Suas produções trazem especialmente uma síntese de sua visão particular. Nos dias 17/04/2007 e 24/07/2006, dois verbetes que levaram o seu nome foram apagados da Wikipédia Lusófona.


O que seria “enciclopédico” para você? Os antigos fatos da história? Os assuntos que são abordados nas escolas? As últimas celebridades instantâneas da TV?

Bem, acreditando que uma enciclopédia digital e colaborativa na Internet – em que todos podem participar – propõe não só um novo meio de múltiplos autores como também uma nova maneira de encarar relevâncias, surge a FREAKPEDIA.

A FREAKPEDIA não almeja ser como a Brittanica, nem como a Encarta. Não compara o número de verbetes ou número de colaboradores, nem seus colaboradores estão aqui para dizer o que é ou não é “enciclopédico”.

Nada daqui precisa ser importante – aliás, quem teria o distanciamento necessário para enciclopediar ortodoxamente os fatos? Só pedimos que tudo aquilo que você insira seja real, como uma enciclopédia realmente livre deveria ser. Nosso caráter FREAK existe porque cultivamos a irrelevância das pequenas coisas, os pormenores e particularidades. Há universalidade no particular e grandiosidade na despretensão, desde que não se confunda despretensão com futilidade, pois essa já é adepta da gigantesca maioria. Somos FREAK e estamos mais livres do nunca, aguardando a sua participação!

Ao fazer um novo verbete, não se esqueça de inseri-lo em uma das categorias disponíveis na FREAKPEDIA. Consulte os já existentes.


Duvidosos, desestimuladores, suspeitos, admirados, desfeitos, irônicos, ridículos, pervertidos, ultrapassados, teimosos.

Escreva no seu verbete.


Humanos, bípedes, mamíferos, vegetais, estranhos, genéricos, esquecíveis, pós-humanos, híbridos, extraterrestres.
Escreva no seu verbete.


Notícias, comemorações, lembranças, acontecimentos, histórias, atrasos, aniversários, causos, menstruações.

Escreva no seu verbete.


Físicos, virtuais, líquidos, peludos, comestíveis, elétricos, invisíveis, não-identificados, artísticos, abjetos.
Escreva no seu verbete.


Físicos, virtuais, imaginados, inimagináveis, aconchegantes, longínquos, esquecidos, pequenos, ocupados, não-lugares.
Escreva no seu verbete.